segunda-feira, 17 de maio de 2010

Utilização de recursos como a internet para aproximar as pessoas

Ao observarmos os meios de comunicação, hoje a internet torna-se indispensável, nos proporcionando uma melhor forma de divulgação de projetos, ações e também manifestar-nos perante a sociedade. Sendo assim pensamos em criar um blog para a escola, este espaço será de utilidade na divulgação de tudo que ocorre na escola como também sobre a educação hoje no Brasil. Notícias e fatos que ocorrem tanto na escola, município, estado e país estarão nesse blog futuramente. Um espaço bem democrático, onde será de bastante utilidade para alunos, professores e funcionários.
Aqui os alunos poderão deixar comentários e postagens, dando sua opinião sobre os temas aqui discutidos e divulgados. E assim realizar uma maior aproximação dos alunos, de seus pais e de toda a comunidade que poderá ter conhecimento e dar sua opinião sobre os assuntos aqui abordados, pois são de suma importância para o nosso dia-a-dia.


"Sabedoria é uma graça, se um dia alcançá-la, seu lucro será bem maior do que a da finíssima prata, honre a sabedoria e faça dela seu guia." ( Zeider - Planta e Raíz)

Relatório da Feira de Ciências

1- CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO


Um dos maiores desafios enfrentados pela escola é procurar estrategias que motivem seus alunos, É para isso que o presente Projeto foi idealizado.

Encontramos no meio estudantil uma enorme carência de interesse pelos estudos, dificultando assim seu desenvolvimento cognitivo, como também o processo escolar.

Sabemos que a base de qualquer disciplina encontra-se na ato da pratica, sobre a qual os alunos vem demostrando uma considerável deficiência. É visando tal fenômeno que promoveremos este trabalho, o qual despertará no aluno um “apetite”. Assim vemos a necessidade de transformar o pensamento mediócre e estático e dinâmico e efetivo, uma vez que esta ultima, será responsável em criar agentes ativos, socialmente. É notório que as ciências tem um papel importante para despertar o gosto, e é por meio dela que incentivaremos uma viagem a um mundo que poucos conhecem, em consonância com os mais variados meios de conhecimento. O aluno terá oportunidade de praticar as noções básicas da robótica, ter conhecimento cientifico sobre o Nim Indiano, manterá um contato intenso com o canteiro ornamental, alem de irrigar, cuidar, cultivar e colher os produtos da horta orgânica, que será usufruída pelos próprios alunos na merenda escolar, e ainda desenvolver um compreensão do processo da utilização de plantas medicinais em relação a sua realidade.

Seus trabalhos serão apreciados pela comunidade escolar na realização de Feira Escolar de Ciências, Arte e Cultura. Como pedras a serem lapidadas é que recebemos o alunado e cabe o nós líderes fazer este trabalho. Anísio Teixeira já dizia que educar é crescer e crescer e viver. Então devemos vivenciar no sentido integral da palavra, pois desta forma realizaremos com exito todas as ações que forneceram o crescimento e aprimoramento de nossos educandos.


2 - JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a necessidade de despertar em nossos jovens o gosto pelos mais variados tipos de ciências e que se idealizou este presente trabalho. Atualmente, vemos a ciência envolvida e dominada por inovações tecnológicas, e com isso, abrangência a ser abordada. Diante de tantos convites para uma relação intensa com a tecnologia, em especial no meio estudantil, faz- se necessário criar estrategias que demonstrem sua grandiosidade, abordando seus aspectos mais peculiares dos quais permitiram uma viagem magica ao mundo tecnológico.
Sabemos que esta viagem só será possível através do conhecimento do material abordado pelo projeto que por sua vez não se realizará amplamente sem a rigorosidade exigida. Rigorosidade esta, não inata mais uma qualidade que se desenvolve e uma vez conquistada, permitirá ao aluno transformar-se em um grande ambientalista e/ou grande cientista.
É notório que os alunos apresentam uma considerável deficiência na área a ser abordada e conseqüentemente na área profissional ligada a esta, por isso busca-se alternativas que venham suprir tal dificuldades.
Visamos com a realização do presente trabalho transformar os nossos alunos em profissionais autónomos e produtores competentes.


3- OBJETIVO GERAL

Desenvolver, nos alunos, o habito de manusear uma horta a partir de um trabalho atraente que privilegiara os mais diversos tipos de ciências.

3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS


Familiarizar o alunado com a agricultura orgânica e com robótica, destacando suas peculiaridades.

Despertar o senso critico dos alunos.

Proporcionar aos discentes, o contato com os mais diversos tipos de disciplinas como: BIOLOGIA (conhecimento de plantas medicinais, pesquisa cientifica sobre o Nim Indiano, construção de um canteiro ornamental. MATEMATICA E FISICA:( construção dos robôs, medição dos canteiros. QUIMICA: ( utilização de material reciclável, por exemplo garrafas PET).


4- METODOLOGIA E ESTRATEGIA DE AÇÂO

° Levantamento bibliográfico das plantas a serem cultivados e dos robôs a serem trabalhados.

° Formação de equipes mistas ( alunos das 1º, 2º 3º séries, dos turnos manhã, tarde e noite.

° Apresentação da seleção de plantas a serem utilizadas na pesquisa cientifica e do material a ser reciclado, os quais serão escolhidos por cada equipe.

° Após a parte teórica os grupos iram criar a horta, o robô e fazer a pesquisa cientifica.

° Apresentação na FEIRA ESCOLAR DE CIENCIAS, ARTE E CULTURA e em aulas show no decorrer do projeto.

5- CRONOGRAMA

MARÇO: Elaboração do projeto,divulgação e formação das equipes.

ABRIL/MAIO: Escolha do local da horta, escolha da função dos robôs, construção da horta, e construção do blog.

JUNHO: Construção do robô e realização da oficina de robotiza.

JULHO: Inicio da pesquisa cientifica e construção do canteiro ornamental.

AGOSTO: Realização de FEIRA ESCOLAR DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA.

6-

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

° Desenvolvimento do projeto de forma interdisciplinar.

° Valorização do aluno pelo meio ambiente.

° Permanência do aluno na escola com uma aprendizagem significativa.

° Que os nossos alunos se tornem cada vez mais jovens competentes e valorizados socialmente.