quarta-feira, 30 de junho de 2010

Alunos no laboratório de informática fazendo pesquisas sobre o projeto

Técnico em informática auxiliando aluna em pesquisas sobre o projeto

Alunos voluntários auxiliando nos trabalhos

Ornamentação dos canteiros com garrafas PET

Material coletado para reciclagem

Prévia do Projeto Horta Escolar: Introdução

O desenvolvimento do projeto "Horta na Escola" tem como proposta, dinamizar o ensino das ciências no Ensino Médio, sendo utilizado como mais um recurso educacional e didático.
Além de complementar a merenda escolar, o Projeto pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática, onde os alunos possam aprender na prática, temas como: Nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimentos de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
Essas experiências ao vivo despertarão o interesse dos alunos pelas aulas. Os estudantes podem pesquisar e debater mais assuntos melhorando assim o aprendizado. Neste projeto, os alunos devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso devendo estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivado, plantio, cuidados com a horta e colheita.
No desenvolvimento dessas atividades podem ser incluídos mais assuntos, melhorando assim o aprendizado. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.

Considerações Finais

A horta irá implantar e mobilizar pais, alunos e funcionários, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos, onde todos, através da pesquisa e prática poderão exercer uma atividade dinâmica, que favorecerá o ensino de ciências, incentivando a pesquisa e discussão de temas como: cadeia alimentar, ciclos da matéria, decomposição, fluxo de energia, entre outros, além de garantir a interação entre outras disciplinas, estabelecendo a discutida interdisciplinaridade que ao somar os conhecimentos abriu caminhos para o desenvolvimento de aprendizagem.
Essa atividade também contribuirá para a valorização das experiências e saberes comuns aos alunos e as comunidades em questão, possibilitando o exercício da cidadania, através da inclusão social em espaço que deveria ser compreendido como de todos.
A distribuição de responsabilidades referente à implantação e manutenção da horta contribuirá para o resgate e valorização de uma atividade depreciada por ambas as comunidades, que procurarão analisar através dos conhecimentos adquiridos a importância desse espaço como um campo de estudo vivo, onde a interação homem/meio ambiente se realizará, sendo este homem capaz de compreender sua ligação na teia de interações com os demais seres vivos.
Essa proposta de trabalho enriquecerá e exposição dos conteúdos de Biologia, Química, Física e Matemática, além de contribuir de forma positiva para o homem/meio ambiente, tomando a escola nesse sentido, um espaço democrático, comprometida com o resgate e construção de valores fundamentais para a conquista do cidadão participativo.

Aluno carregando o material a ser utilizado

Fazendo coleta de garrafas para utilização na Horta Escolar

Reaproveitando as garrafas PET para utilização na Horta

Lanchinho após trabalho na Horta

Profissional da área e uma aluna trabalhando para a melhora do projeto

Alunos trabalhando em equipe para realização da Horta

Canteiros recicláveis feito com garrafas PET

Alunos trabalhando na realização da Horta Escolar

Festa de conclusão do curso básico de informática: Linux 3.0

A importância de uma alimentação saudável

Hoje vivemos a correria própria das grandes cidades e a vida moderna provoca um estranho fenômeno que parece reduzir o tempo para todos. O corre-corre, a necessidade de cumprir metas cada vez mais exigentes, de trabalhar, estudar e ter uma vida social; fazem com que as pessoas tenham pouco tempo para dedicar a alimentação.

Com isso, a preocupação com uma boa alimentação e com uma refeição que atenda aos mínimos quesitos de tranqüilidade e satisfação das necessidades nutricionais do corpo humano, acaba sendo sacrificada pela praticidade e pela rapidez do preparo da comida. O que, muitas vezes, pode indicar uma comida de má qualidade nutricional e normalmente nada saudável.

No entanto, por mais atarefado que você seja; é muito importante que você entenda a importância de uma alimentação saudável e de qualidade no desempenho de suas tarefas do dia a dia. Uma alimentação de má qualidade pode provocar carências nutricionais que, por sua vez, provocarão problemas de saúde como queda de cabelos, irritabilidade, anemias, problemas dentários, manifestações de doenças auto-imunes, perda ou excesso de peso, problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, cegueira, perda de disposição, depressão e inúmeros outros problemas de saúde que acabarão por arruinar o seu desempenho profissional e você perceberá, quando for tarde demais, que a pressa em comer “qualquer coisa para não perder tempo” acabou destruindo a sua careira e a sua saúde.

Da mesma forma, o desempenho dos estudantes é enormemente prejudicado porque os reflexos de uma má alimentação ocorrem sempre em primeiro lugar no cérebro. Como órgão mais nobre do corpo, ele é o mais suscetível à falta de nutrientes e o primeiro a sofrer. Com isso surgem os problemas de aprendizado, as depressões, o cansaço crônico e problemas de atenção e retenção de informações.

Identificar problemas relacionados à má alimentação e as carências nutricionais não é um trabalho fácil e que possa ser feito sem a ajuda de exames laboratoriais. No entanto, o seu organismo dá sempre dicas preciosas sobre o seu estado geral e, com a observância desses sinais você pode ser capaz de detectar o problema e buscar um médico a tempo de resolvê-lo antes que a coisa se torne muito grave.

Algumas dicas e alguns sinais que você pode perceber são: o surgimento de crises de desânimo ou mesmo um constante estado de desalento. Fraqueza muscular e cansaço excessivo em atividades corriqueiras ou após exercícios leves. Aumento dos gases intestinais. Unhas quebradiças e cabelos que caem muito. Pele sempre seca e descamando. Dores de cabeça e ansiedade; além de muitos outros sintomas.

O aparecimento de um ou mais sintomas deve ser encarado com toda a seriedade que a ocasião requer e, ao invés de correr para os suprimentos vitamínicos e produtos indicados por amigos e curiosos, busque o conselho de um médico especializado. Após a realização de exames detalhados, o médico estará apto a identificar qual o seu problema e prescrever quais vitaminas você precisa e estipular uma dosagem adequada para o seu corpo. É importante entender que algumas vitaminas têm um efeito acumulativo em nosso corpo e o seu excesso é tão ruim como a sua carência. Por isso lembre-se que é de fundamental importância à participação de um médico na prescrição de vitaminas e no controle da dosagem diária delas.

Fazendo isso você terá sempre uma vida saudável, produtiva, rica e com mais beleza.