quarta-feira, 30 de junho de 2010

A importância de uma alimentação saudável

Hoje vivemos a correria própria das grandes cidades e a vida moderna provoca um estranho fenômeno que parece reduzir o tempo para todos. O corre-corre, a necessidade de cumprir metas cada vez mais exigentes, de trabalhar, estudar e ter uma vida social; fazem com que as pessoas tenham pouco tempo para dedicar a alimentação.

Com isso, a preocupação com uma boa alimentação e com uma refeição que atenda aos mínimos quesitos de tranqüilidade e satisfação das necessidades nutricionais do corpo humano, acaba sendo sacrificada pela praticidade e pela rapidez do preparo da comida. O que, muitas vezes, pode indicar uma comida de má qualidade nutricional e normalmente nada saudável.

No entanto, por mais atarefado que você seja; é muito importante que você entenda a importância de uma alimentação saudável e de qualidade no desempenho de suas tarefas do dia a dia. Uma alimentação de má qualidade pode provocar carências nutricionais que, por sua vez, provocarão problemas de saúde como queda de cabelos, irritabilidade, anemias, problemas dentários, manifestações de doenças auto-imunes, perda ou excesso de peso, problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, cegueira, perda de disposição, depressão e inúmeros outros problemas de saúde que acabarão por arruinar o seu desempenho profissional e você perceberá, quando for tarde demais, que a pressa em comer “qualquer coisa para não perder tempo” acabou destruindo a sua careira e a sua saúde.

Da mesma forma, o desempenho dos estudantes é enormemente prejudicado porque os reflexos de uma má alimentação ocorrem sempre em primeiro lugar no cérebro. Como órgão mais nobre do corpo, ele é o mais suscetível à falta de nutrientes e o primeiro a sofrer. Com isso surgem os problemas de aprendizado, as depressões, o cansaço crônico e problemas de atenção e retenção de informações.

Identificar problemas relacionados à má alimentação e as carências nutricionais não é um trabalho fácil e que possa ser feito sem a ajuda de exames laboratoriais. No entanto, o seu organismo dá sempre dicas preciosas sobre o seu estado geral e, com a observância desses sinais você pode ser capaz de detectar o problema e buscar um médico a tempo de resolvê-lo antes que a coisa se torne muito grave.

Algumas dicas e alguns sinais que você pode perceber são: o surgimento de crises de desânimo ou mesmo um constante estado de desalento. Fraqueza muscular e cansaço excessivo em atividades corriqueiras ou após exercícios leves. Aumento dos gases intestinais. Unhas quebradiças e cabelos que caem muito. Pele sempre seca e descamando. Dores de cabeça e ansiedade; além de muitos outros sintomas.

O aparecimento de um ou mais sintomas deve ser encarado com toda a seriedade que a ocasião requer e, ao invés de correr para os suprimentos vitamínicos e produtos indicados por amigos e curiosos, busque o conselho de um médico especializado. Após a realização de exames detalhados, o médico estará apto a identificar qual o seu problema e prescrever quais vitaminas você precisa e estipular uma dosagem adequada para o seu corpo. É importante entender que algumas vitaminas têm um efeito acumulativo em nosso corpo e o seu excesso é tão ruim como a sua carência. Por isso lembre-se que é de fundamental importância à participação de um médico na prescrição de vitaminas e no controle da dosagem diária delas.

Fazendo isso você terá sempre uma vida saudável, produtiva, rica e com mais beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário