A horta irá implantar e mobilizar pais, alunos e funcionários, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos, onde todos, através da pesquisa e prática poderão exercer uma atividade dinâmica, que favorecerá o ensino de ciências, incentivando a pesquisa e discussão de temas como: cadeia alimentar, ciclos da matéria, decomposição, fluxo de energia, entre outros, além de garantir a interação entre outras disciplinas, estabelecendo a discutida interdisciplinaridade que ao somar os conhecimentos abriu caminhos para o desenvolvimento de aprendizagem.
Essa atividade também contribuirá para a valorização das experiências e saberes comuns aos alunos e as comunidades em questão, possibilitando o exercício da cidadania, através da inclusão social em espaço que deveria ser compreendido como de todos.
A distribuição de responsabilidades referente à implantação e manutenção da horta contribuirá para o resgate e valorização de uma atividade depreciada por ambas as comunidades, que procurarão analisar através dos conhecimentos adquiridos a importância desse espaço como um campo de estudo vivo, onde a interação homem/meio ambiente se realizará, sendo este homem capaz de compreender sua ligação na teia de interações com os demais seres vivos.
Essa proposta de trabalho enriquecerá e exposição dos conteúdos de Biologia, Química, Física e Matemática, além de contribuir de forma positiva para o homem/meio ambiente, tomando a escola nesse sentido, um espaço democrático, comprometida com o resgate e construção de valores fundamentais para a conquista do cidadão participativo.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
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